terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cine Sesc exibe documentário sobre o século XX

   O Cine Sesc Boulevard apresenta nos próximos dias 13 e 14 de agosto o documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos", do diretor Marcelo Masagão. Lançado no Brasil em 1999, trata-se de uma memória do século XX.

   O diretor dá uma volta ao mundo passando por guerras, dirigindo o olhar para a conseqüente banalização da vida e da morte. Aborda a industrialização do mundo – ou das partes que passaram pelo processo de modernização industrial – trata da alienação dos trabalhadores que se transformaram em peças da engrenagem capitalista. Mostra regimes totalitários, religiões, em suma, humaniza e contextualiza a história do século passado.

   Masagão fala da mudança nas formas de comunicação após o advento do telefone, da energia elétrica, do rádio. Mostra a evolução da independência feminina ao longo do século, a produção em série de utensílios domésticos e carros.

   Relembra a queda do Muro de Berlim, a violenta Revolução Cultural na China dos anos 70, sob os pés de Mão Tsé-Tung; a extração aurífera em Serra Pelada, no Brasil; a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, e o inevitável desemprego da população, a fome, a perda da dignidade e a inutilidade dos diplomas dos letrados da época.

   A dissipação de famílias e sonhos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, devastadas pelas bombas atômicas; cita intelectuais, cientistas, escritores subversivos que tiveram seus livros queimados em praça pública por soldados nazistas.

   O Cine Sesc Boulevard tem sessões regulares aos sábados e domingos e este mês ainda vai exibir os filmes “Chanel - Coco e Igor Stravisky”, (dias 20 e 21)  e “Vale das Flores”, de Pan Nalin (no dia 28), com  sessões sempre às 16h.


SERVIÇO:

Cine Sesc Boulevard - "Nós que aqui  estamos por vós esperamos"
Direção: Marcelo Masagão | Duração: 55 min | Classificação: Livre

Datas: 13 e 14 de agosto
Horário: 16h

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard - Av. Boulevard Castilho França, 522/523 - Campina
Informações: 3224 5305 / 3224 5654

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010