terça-feira, 9 de agosto de 2011

DO SILÊNCIO DO GABINETE Ricardo de Andrade

A presente mostra tem por finalidade apresentar a produção recente de Ricardo Andrade, artista autodidata que transita na contramão da aceleração tão característica dos dias atuais – Ele respira compassadamente sem pressa de chegar. É uma lentidão processual, necessária para nos propor um modo de recortar o sensível e de revelar seus afetos com o universo que ele pertence.
Seu processo criativo é realizado em um gabinete adaptado para materializar suas elucubrações. Um espaço como outro qualquer que guarda ânsias, temores, receios e, acima de tudo, muita paixão em se atirar no gesto.
Não se nota no Ricardo nenhuma preocupação em ser assimilado por redes, sistemas, regras seu compromisso é com a escrita e isso ele desenvolve com maestria. Seus traços são vigorosos, delicados, contidos, detalhistas. Suas composições estão impregnadas de uma artesania pacientemente executada, repletas de informações que não comprometem sua visualidade.
Há muito de gráfico nos trabalhos o que de alguma forma aproxima o espectador que é seduzido pelo domínio da técnica nas composições que exploram cenários distintos, enunciados que não representam o que vemos, mas interferem, induzem, suscitam modos sensíveis de se presentificar no aqui/agora.

Neuton Chagas – Curador.
Espaço Cultural Banco da Amazônia 
Av. Presidente Vargas, 800 – térreo,
De 08 de agosto à 21 de setembro
De segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 17h
Mais informações: 55 91 4008-3670

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010