terça-feira, 9 de agosto de 2011

"IMAGENS SUBMERSAS" por Shirley Penaforte



Projeto Fotográfico de SHIRLEY PENAFORTE, premiado no XII PRÊMIO FUNARTE DE FOTOGRAFIA MARC FERREZ do Ministério da Cultura. Documentação dos municípios que serão atingidos pela barragem - Unidade Hidrelétrica do Estreito em três estados das regiões norte e nordeste  do Brasil. Como resultado a publicação de uma revista com o ensaio forográfico realizado e uma coleção de Cartões Postais.
AMAZÔNIA BRASILEIRA, SÉCULO 21. A história sempre se agita... Em seus recortes, pessoas comuns escrevem suas trajetórias: compram pão, reformam suas casas, vão à escola, morrem, nascem...
No meio de tudo e em cada experiência, aparentemente invisível, inscreve-se a memória. Tudo é memória, quando iluminado pelo sentido. Todos os espaços/tempos grávidos de significação podem virar memória. A memória encontra espaços além...
Aqui, quase respiramos água, sentimos o cheiro de chuva com muita freqüência, comemos os melhores peixes de água doce do planeta, escrevemos narrativas de água... Grande parte de nossa memória molhada se atravessa pelo clima úmido, pelos rios e pelas chuvas.
Nesta complexidade que é a região, são muitos interesses em disputa e a experiência humana, por vezes, desenha caminhos tortuosos. Alteram-se o curso do rio e o curso da história, sem muito pudor, em nome de um já tão duvidoso modelo de desenvolvimento.
Numa região em que muitos habitantes fazem dos rios suas ruas, condição social tão recorrente na literatura de expressão amazônica, a construção de hidrelétricas agride o meio ambiente e interfere danosamente nas práticas sociais. Pessoas comuns foram obrigadas a abandonar suas casas, em troca de indenizações duvidosas e em nome do “progresso”.
A área afetada e seus antigos moradores, hoje, constituem-se em um novo espaço de significação da memória, com uma luz turva, difusa, que pouco permite aos olhos. Como sempre acontece com as pessoas que vivem estas experiências, a água ocupou outros espaços e agora elas também são atravessadas por memórias submersas.
Ivânia Neves
Doutora em Análise do Discurso pela Unicamp, professora de Graduação de Letras e Comunicação Social e do mestrado de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia.

Catálogo lançado no dia 25 de junho, em Carolina, no Maranhão, com documentação dos municíos que serão atingidos pela barragem UHE - Unidade Hidrelétrica do Estreito.
Tocantins: Arguianópolis, Darcinópolis, Babaçulândia, Filadélfia, Palmeirante, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins.
Maranhão: Estreito, Carolina.
Belém (PA) a Carolina (MA) - 800 km
Palmeiras (TO) a Darcinópolis (TO) - 40 km
Estreito (MA) a Palmeiras (TO) - 12 km

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010