terça-feira, 9 de agosto de 2011

Líbero Luxardo: 25 anos de sonhos de cinema

Fotograma após fotograma, luz cheia de movimento, olhos atentos, lágrimas e sorrisos. A máquina dos sonhos. O cinema é esperança, realidade e refúgio para os amantes. Ou tudo isso junto e misturado. A sala até pode parecer pequena, mas o Cine Teatro Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Fcptn), é um grande cinema em qualidade e difusão cultural. Um patrimônio que está completando 25 anos. Um verdadeiro presente para Belém.

O espaço não é apenas uma sala de exibição de filmes, mas um tablado cênico, onde já se apresentaram espetáculos musicais como “A Cigarra e a Formiga” uma das fábulas mais conhecidas e contadas no mundo, que mostra animais com atitudes de seres humanos, fazendo com que o público infantil e adulto reflita sobre a vida. Além, é claro, das apresentações do grupo de stand-up “Em pé na rede”, que faz um espetáculo diferente de humor.

Além das sessões regulares, a casa possui a sessão Cult, organizada pela Associação de Críticos de Cinema do Pará – ACCPA, que exibe filmes clássicos com um debate junto à platéia, no final de cada projeção. O cinema já abrigou festivais com temáticas sociais, fazendo com que o público refletisse sobre variados assuntos da vida em comunidade. É o caso da Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América do Sul e do Festival Amazônia Doc, que é o único evento no Brasil que foca na produção do cinema documentário na Pan-Amazônica, com produções do Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela. “Procuramos estar antenados com o que está acontecendo no cinema internacional e com as novidades dos festivais, além de nos preocuparmos em discutir temas sociais”, revela a Gerente do Cine, Patrícia Lio.

HISTÓRIA

O cinema da Fcptn foi criado em 1986 e seu nome é uma homenagem ao cineasta Líbero Luxardo, o primeiro a filmar longa-metragens no Pará com atores e técnicos locais. O espaço possui 86 lugares, área reservada aos cadeirantes e se interessa principalmente em promover a arte cinematográfica, exibindo produções nacionais e estrangeiras. “Estou sempre no Líbero, independentemente de qual filme esteja em exibição”, conta o universitário Igor Ferreira, blogueiro que vê no Líbero uma opção para acompanhar as produções alternativas.

Algumas dessas produções são frutos da parceria do Cine Teatro Líbero Luxardo com a Associação de Críticos do Pará e com a Cinemateca da Embaixada da França, sediada no Rio de Janeiro, que possui um acervo com cerca de 200 filmes (em 16 e 35mm), assim como documentários em vídeo (Betacam, DVD, VHS), disponíveis para exibições não comerciais. Todos os filmes são emprestados gratuitamente para instituições interessadas em divulgar o cinema francês, sendo a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves uma dessas instituições.

O espaço procura ser o mais democrático possível, tanto que possui uma área reservada aos cadeirantes, que muitas vezes enfrentam dificuldades para frequentar os demais cinemas por conta da falta de acessibilidade. “É importante dar às pessoas a oportunidade de ver filmes que elas não teriam acesso facilmente e muitas vezes não encontrariam nem em locadoras”, assegura Patrícia. Segundo ela, a proposta do espaço é trazer o melhor do circuito alternativo, que não conta com apelo comercial e apresenta um tipo de linguagem diferente. Atrativos capazes de cativar o grande público que sempre lota as sessões.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

No período de 17 a 21 de agosto haverá uma programação especial para comemorar o aniversário de 25 anos do Cine Líbero Luxardo. Algumas pessoas que construíram esta história, como ex-funcionários, críticos de cinema e representantes do público, indicaram 25 filmes marcantes já exibidos no Líbero. Os cinco filmes mais votados serão reapresentados durante esse período.

Ao longo da programação acontecerá a pré-estreia do curta “Ribeirinhos do asfalto”, com direção de Jorane Castro. A produção acaba de ser confirmada para participar da mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado (RS), que acontecerá esse mês no Palácio dos Festivais. O filme foi rodado em dezembro de 2009 no Ver-o-Peso. Além das filmagens terem sido feitas na maior feira a céu aberto da América Latina, a obra teve como protagonista a atriz Dira Paes.

Serviço:

Para votar nos filmes basta acessar o blog do Cine Líbero (http://cineliberoluxardo.blogspot.com) e escolher o seu preferido.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010