terça-feira, 9 de agosto de 2011

Nuno Neto lança CD e recebe convidados no Território

   Nos próximos dias 19 e 20 de agosto acontece, no Território Lounge Bar, o show de pré-lançamento do CD “Na Hora certa”, de Nuno Neno.  Cantor de alma popular, timbre singular, de voz potente e autodidata no violão, Nuno Neto transita naturalmente entre os mais diversos gêneros da música brasileira. O show terá as participações de Luê Soares, Juliana Sinimbú, Arthur Espindola e Renato Rosas.

   Em seu CD, Nuno vai do pop ao samba, da balada ao samba-rock, sempre com a mesma competência de tenor das Lapas, de tenor das noites do Rio, com seu repertório na maioria das vezes dançante, mas também intimista em algumas faixas.

   Há no disco pérolas como "No dia em que eu vim embora", de Caetano Veloso e Gilberto Gil, coberta por um arranjo livre de Chiquinho Chagas, "gravada às pressas num sábado", como conta o Janjão, produtor do disco, "porque ele (Chiquinho) voltaria no dia seguinte para Londres, onde mora, e o resultado foi um arranjo sem preocupação comercial alguma, com um solo tangueado emocionante do mestre do acordeão".

   Tudo no CD faz crer que o nome que o batiza é certeiro. Aliás, "Na hora certa", canção pop dele e de Janjão, que abre e dá nome ao disco, arranjada pelo baixista Ney Conceição - que também assina o vistoso arranjo de “Visgo de jaca”, de Rildo Hora e Sérgio Cabral -, dita o ritmo do que vem a seguir.

   Parece um portão que se abre para "Vanessa", outra parceria dos dois, desta vez a partir de letra e fragmento de canção deixados pelo irmão de Janjão, Pedro, já falecido. Vanessa, outra arranjada por Ney Conceição, talvez seja a canção mais interessante do disco. Samba-rock, pop-samba, ritmo brasileiro e universal, que atrai tanto pela letra quanto pela melodia contagiante.

   Parceria que segue, a terceira faixa traz deles dois um dueto de Nuno e Mart'nália, "Novela sem atriz", bonito samba para dançar juntinho, “e o garçom me avisa que é tempo, o estabelecimento já tem que fechar...”, com arranjo de Bia Paes Leme.

   Em "Sei lá", Nuno e Janjão convocam um terceiro parceiro, Frejat, que também assina o arranjo. "Sei lá" comprova, mais uma vez, a possibilidade do casamento do rock com o samba. "Foi nossa primeira parceria. Mal nos conhecíamos. Pedimos uma cerveja, e Nuno me mostrou uma melodia com um refrão que ele jura que era meio bossa nova. Virou um samba-rock com duas partes grandes. Disco pronto, eu disse: 'Porra, Nuno, esse arranjo tem que ser do Frejat!'. Não tínhamos a menor intimidade com ele", conta Janjão.

   Frejat não só topou arranjar a canção, como chamou seus músicos, abriu seu estúdio, produziu a faixa, tocou guitarra, enxertou ideias e virou parceiro. "Do fundo do coração", lado B de um dos grandes poetas do rock brasileiro dos anos 1980, Júlio Barroso (em parceria com Taciana Barros), vem com arranjo de Dé Palmeira e uma delicada participação da querida cantora Elisa Addor, que dobra as vozes no refrão.

   Esse disco segue ainda com muitas pedras preciosas que prometem conquistar o público paraense. Agora é ir ao show e comprovar.


SERVIÇO:
Show “Na Hora Certa” – Pré-Lançamento do CD
Participação: Kleber Paturi (Percussão)
Convidados: Luê Soares, Juliana Sinimbú, Arthur Espíndola e Renato Rosas

Horário: 22h
Datas: 19 e 20 de agosto (Sexta e Sábado)
Local: Território Lounge Bar (Benjamin Constant, prox. À Av.  Nazaré)
Ingresso: R$10

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010