terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programação marca o Dia do Documentário em Belém


Programação marca o Dia do Documentário em Belém (Foto: Divulgação)
Equipe durante as gravações do documentário 'Serra Pelada' (Foto: Divulgação)
Ele traz o recorte de um mundo que pode ser estrangeiro. Ou documenta uma história sob o olhar comum ao outro. No documentário, a matéria-prima colhida no mundo real tem várias possibilidades, e no extraordinário da vida é que se costuram suas narrativas. No último dia 7 de agosto, o audiovisual brasileiro celebrou essa arte do cinema universal, no Dia do Documentário.
A data é uma iniciativa da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, a ABDeC, que escolheu o dia para destacar a importância do gênero, fortalecê-lo na sociedade e estimular a visibilidade das produções do setor.
Em 7 de agosto nasceu Olney São Paulo, documentarista eleito pelas 27 ABDs do Brasil por importantes contribuições ao segmento. E as ABDs de cada estado organizaram eventos para não deixar esse dia passar em branco. “Preparamos uma programação para o mês inteiro, começando pelo nosso Ponto de Exibição Cineclube Pedro Veriano, onde exibiremos nesta terça-feira (hoje, 9) o filme ‘Manhã Cinzenta’, de Olney São Paulo”, comenta Dani Franco, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, seção Pará.
Jornalista por formação, Dani Franco preside a ABD no Estado desde 2010, sendo membro desde 2002. Ela viu no documentário uma consequência de tudo o que acredita como profissional e como gente. “Vejo no documentário uma extensão da verdade que carregamos. Não é simplesmente sair e fazer uma pauta, é pontuar o nosso olhar onde cremos haver legitimidade”, diz ela, que no ano passado produziu seu primeiro documentário, “Na Canoa Para Aprender”, em parceria com Bruno Assis, na época vice-presidente da ABDeC-Pa. “Nosso foco nesse trabalho é exatamente a vida: a educação, a herança que deixamos aos nossos filhos”. (Diário do Pará)
Programação
Hoje
Exibição do filme “Manhã Cinzenta”, de Olney São Paulo. Às 18h30, no Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem –
Avenida Nazaré, 31). Entrada franca.
Dia 18
Palestra “Estou Aqui. Sempre Estive. Sempre Estarei. Indígenas do Brasil. Suas Imagens (1905/ 1955)”. Às 18h no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP), Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré.
Dia 19
Lançamento do vídeo documentário “Teatro dos Pássaros”, às 18h, no auditório do IAP.
Dias 1, 2 e 3 de setembro
Oficina de Linguagem Cinematográfica, com Vladimir Cunha, pelo projeto Curta em Circuito, no IAP. Inscrições para lygiacamara@bcbproducoes.com.br.
Editais
Para quem deseja realizar documentários ou outro tipo de produto audiovisual, há dois editais abertos. O Edital de Utilização dos Equipamentos do Núcleo de Produção Digital do IAP e o Edital Ideal de Curta-Metragem do Pará, que vai oferecer R$ 40 mil para o projeto selecionado. Confira o período de inscrição de cada um:
Edital Ideal: até 15 de agosto, regulamento disponível em www.grupoideal.com.br
Edital IAP: até 20 de dezembro. Acesse o regulamento em www.iap.pa.gov.br

(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010