segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fotoativa abre inscrições para a próxima Jornada Fotográfica


  
 Reunir pessoas em torno de um único propósito: o exercício do olhar. Esse é o principal objetivo da Jornada Fotográfica “Outubro”, que será realizada pela Associação Fotoativa, em Belém, ao longo do mês. Fotógrafos amadores e profissionais, estudantes e qualquer pessoa interessada, desde que possua uma câmera fotográfica, podem participar da ação, que é coordenada pelos fotógrafos Miguel Chikaoka e Alexandre Sequeira, como parte da programação do projeto Fotoatividades 2011. O projeto é patrocinado pela Oi, via Lei Semear e Governo do Pará, com apoio da Oi Futuro.
 

 A proposta da Jornada é reunir pessoas, durante um período pré-determinado, para o exercício do olhar em torno de um tema comum -neste caso, o mês de “Outubro” -, culminando com um processo deavaliação e seleção dos resultados. A ideia é exercitar a fotografia enquanto meio expressivo. Depois de uma apresentação inicial, os participantes terão um momento de integração e sensibilização para odesenvolvimento do trabalho, que pode ser individualmente ou em grupo.

   Cada Jornada Fotográfica já teve como base diferentes temas. "Intramuros", "Um olhar pede passagem" e "Ver-te Belém Histórica" foram alguns deles. Desta vez, a temática será “Outubro”. A ideia é explorar abordagens que, de alguma forma, se relacionam com este mês/tema. Afinal, é em outubro que se comemora: o dia da Abelha (3); da Natureza (4); da Criança e da Padroeira do Brasil (12); do Agrônomoe do Fisioterapeuta (13); do Professor (15); da Ciência e da Tecnologia (16); do Médico (18); da Organização das Nações Unidas (24).

   “Outubro” também é o título do filme dirigido por Sergei Eisenstein. Também nasceram neste mês: Mahatma Gandhi (2), Janis Joplin (4), John Lennon (9) e Pelé (23). Faleceram no mês de Outubro: Che Guevara (9) e Renato Russo (11).

   Em outubro, realiza-se o Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Brasil. E Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), já que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Para os adeptos da numerologia, o número 8 representa o equilíbrio, a justiça e a auto-exigência.


Na prática

   A Jornada Fotográfica “Outubro” começa no dia 1º de
 outubro, de 19h às 22h, no Fórum Landi, localizado na Praça do Carmo, e segue até o dia 24 de outubro, com saídas fotográficas. Cada participante define o tempo, de acordo com a sua metodologia de trabalho. São 33 vagas para fotógrafos amadores e profissionais,estudantes e público em geral. Para participar, é necessário ter interesse pelo assunto, disponibilidade e possuir uma câmera fotográfica de qualquer modelo. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, na sede da Fotoativa - Praça Visconde do Rio Branco - Praça das Mercês, nº19 - Campina – Belém/PA.


SERVIÇO:
Jornada Fotográfica “Outubro”

Data: 1º de outubro a 24 de outubro

Horário: 19h às 22h, mas cada participante poderá definir o tempo de duração, de acordo com sua metodologia de trabalho
Inscrições: até o dia 30 de setembro, na sede da Fotoativa - Praça Visconde do Rio Branco - Praça das Mercês, nº19 - Campina – Belém/PA.
Informações:             (91) 3225-2754      

2 comentários:

Anônimo disse...

Háhá! Vou me inscrever hoje mesmo :D

27 de setembro de 2011 às 12:55
prixchemical disse...

Ahhhhhhhh eu ja to indo daqui a pouco também *---*

27 de setembro de 2011 às 15:15

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010