segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acordes de Salomão Habib à Virgem de Nazaré


 Autor de mais de 180 músicas instrumentais para violão solo e cerca de 150 canções com letra e música de sua autoria, além de 60 composições em parceria com os poetas João de Jesus Paes Loureiro, João Gomes, Antonio Tavernard, dentre outros, Salomão Habib estreia, no mês de outubro, algumas de suas mais novas composições para violão solo. O primeiro concerto poderá ser conferido no dia 1º de outubro, quando o violinista realiza, na Igreja de Santo Alexandre, a partir da 20h, o “Concerto Suíte Outubro e Prelúdios em Memória dos Índios e dos Bichos”.

   Peça instrumental dedicada ao Círio de Nazaré, “Suite Outubro” retrata
 o encanto, a atmosfera, as cores e as vibrações do mês de outubro, mês de festas, religiosidade, fé e congregação das famílias. Já “Prelúdios em Memória dos Índios e dos Bichos”, com forte caráter dramático, faz uma crítica direta aos danos provocados à fauna, à flora e à milenar cultura indígena, por conta da construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

   Outra ocasião para ouvir e apreciar as composições de Habib, de
 caráter religioso, será nos dias 04, 05 e 06 de outubro, durante o concerto “Canções Para Maria”, no Instituto de Artes do Pará (IAP), às 19h, como parte do Circuito Cultural Nazaré em Todo o Canto, realizada pelo Governo do Estado. O compositor participa ainda do Auto do Círio, no dia 7 de outubro, interpretando peças litúrgicas. 

   Durante os concertos, além de apresentar ao público “Suíte Outubro”,
outras quatro peças musicais inéditas serão executadas: “Alvorada”,“Oração”, “Procissão” e ”Festa”. A primeira retrata o amanhecer dosegundo domingo de outubro, momento em que é realizada a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Pássaros cantores, periquitos e os sinos da catedral são evidenciados na peça de abertura. De modo mais introspectivo, “Oração” mostra a fé do povo paraense, a religiosidade e o amor dedicado à Virgem de Nossa Senhora de Nazaré. A peça também é uma forma particular de ligação entre céu e terra; é a força da fé sintetizada em sons e devoção.

   Em “Procissão”, o violinista evidencia o andamento da caminhada que
 conduz a berlinda; o caminhar da reflexão, da louvação; o ritmo do amor nas luzes das velas da trasladação e do brilho do sol na manhã do Círio. E “Festa” representa o renascimento, a consagração da união do amor no seio da família. Faz referência ainda à confraternização do almoço do Círio, que une os laços e aperta os nós que sustentam os lares, renovando esperanças por dias melhores. 


Amazônico

   Fugindo ao repertório religioso, Salomão Habbib também
 terá outro encontro marcado com o público, no dia 19 de outubro, às 19h, no Sesc Boulevard. Ele irá apresentar o Concerto de Peças Amazônicas para Violão Solo, fruto de seu premiado trabalho como pesquisador de música indígena. Atualmente, Salomão Habbib dedica-se ao resultado de uma pesquisa de 22 anos sobre a história do violão na Amazônia, tendo como foco central a obra do inesquecível compositorparaense Tó Teixeira.



CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO


> Concerto de Peças Amazônicas para Violão Solo
Data: 19 de outubro
Local: Sesc Boulevard - Boulevard Castilhos França, 522
Horário: 19h
Entrada franca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010