terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fcptn: recanto para obras de escritores paraenses

A proximidade da décima quinta edição da Feira Pan-Amazônica do Livro (evento que acontecerá na primeira quinzena de setembro, no Hangar) reabre as páginas de um tema que sempre precisa ser lido de forma atenciosa: a necessidade de levar a literatura nortista para a sociedade de modo amplo e sério. No Centur, esse compromisso tem endereço certo: o setor de Obras do Pará, localizado dentro da Biblioteca Pública Arthur Vianna, seção que conta com um rico acervo de jóias produzidas por grandes mestres paraenses.

De acordo com a gerente da biblioteca, Ruth Selma, o departamento é responsável pelo armazenamento de importantes livros relacionados à História  e Cultura paraense. Um dos títulos mais procurados é a série “Visagens e Assombrações de Belém”, coleção clássica criada pelo escritor e folclorista Walcyr Monteiro. As obras são compilações de contos fantásticos, histórias sobrenaturais e narrativas sobre visagens (fantasmas) que povoam o imaginário amazônico.

O ideal revolucionário que fundamentou  a Cabanagem também é tema que pode ser folheado na seção. Para tanto, basta, por exemplo, seguir a trilha do livro “Cabanos e Camaradas”, de Alfredo Oliveira, obra que serve de base para muitos trabalhos acadêmicos. Um dos pesquisadores da seção, o universitário Marcio Cenci afirma que começou a gostar das leituras paraenses no período em que precisou estudar com afinco para conseguir uma vaga na universidade. “O vestibular exigia que eu lesse algumas obras paraenses. Tornei-me, então, usuário da seção Obras do Pará. Descobri que, através dos livros, podemos saber mais detalhes sobre a nossa História e Cultura”.

ALIADA ESPECIAL
A seção é mesmo uma aliada estratégica para quem busca seu lugar ao sol no ambiente universitário. No acervo, é possível encontrar leituras obrigatórias para os vestibulares da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA), edições como “Primeira manhã”, de Dalcídio Jurandir.

Uma autêntica vitrine para o melhor das nossas letras: essa poderia ser uma boa resenha para definir a singularidade da seção Obras do Pará. Um espaço raro sempre aberto para os escritores, editores e leitores que sabem que os parágrafos da memória precisam sempre ser acolhidos pela preservação.

Serviço:
O setor de Obras do Pará, da Biblioteca Arthur Vianna, funciona de segunda a sexta das 8h30, às 14h. Contato: 3202-4343



0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010