terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exposição e Seminário "Ver-o-Peso: Múltiplos Olhares"


A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará - Iphan-PA realiza no dia 29 de setembro a exposição Ver-o-Peso que acontece no Canto do Patrimônio, a partir das 19h. A exposição estará aberta ao público até o dia 28 de dezembro. O evento é fruto de um trabalho de pesquisa sobre o famoso mercado, um desdobramento dos trabalhos de pesquisa e documentação audiovisual realizados no âmbito do Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, entre os anos de 2008 a 2009, sob responsabilidade da Associação das Erveiras e dos Erveiros do Ver-o-Peso (Ver-as-Ervas) em parceria com o Iphan-PA e com o patrocínio da Petrobras/Lei de Incentivo à Cultura.
Além da exposição, a equipe do Iphan também vai promover mesas redondas para proporcionar um debater sobre o mercado.
Considerada a maior feira livre da América Latina, Ver-o Peso comercializa variados tipos de alimentos e ervas medicinais vindos do interior paraense. Diz- se que o nome do mercado tem relação com o antigo sistema de comércio implantado no país onde se fez necessário o rígido controle alfandegário na Amazônia. Para isso era necessário conferir o exato preço das mercadorias para cobrar os respectivos impostos  para a coroa portuguesa.

O inventário realizado pelo Iphan busca destacar o valor cultural do mercado. O espaço destinado à exposição será todo trabalhado a fim de despertar os sentidos do público. A ideia é que os visitantes da exposição tenham a sensação de estar entrando no próprio mercado. Para despertar as sensações táteis, olfativas, visuais do público, a exposição utilizará de recursos multimídia, imersão em textura, cheiros e texturas do mercado.

Além da exposição, às 20h será lançado o livro “Ver- o Peso. Estudos Antropológicos do Mercado de Belém” que aborda o resultado de extensa pesquisa sobre o mercado paraense. Dando continuidade à programação, no dia 30 de setembro o seminário “Ver- o- Peso: Múltiplos Olhares” será realizado no Canto do Patrimônio a partir das 8h.

O seminário será composto de duas mesas redondas que acontecem no período da manhã, de 8h as 12h e a tarde de 14h as 18h. 


Serviço


Exposição “Ver-o-Peso”
Visitação: 30 de setembro a 28 de dezembro de 2011
Local: Canto do Patrimônio – Iphan-Pa , Av. José Malcher, 563, Nazaré, esquina com Rui Barbosa
Realização: Superintendência do Iphan no Pará
Empresa executora: Nikkei Desing
Parceiros: Associação Ver-as-Ervas, Sol Informática, Prefeitura Municipal de Belém, Roteiros Geoturísticos-GGEOTUR/Ufpa, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Fonte: Portal Ponto Zero

0 comentários:

Postar um comentário

 
Your City Cultura | by TNB ©2010